Excelência em Inventário de Emissões Atmosféricas para sua empresa

Experiência, rapidez e menos complicação no seu licenciamento ambiental

Entre em contato agora

Inventário de Emissões Atmosféricas

Este serviço consiste na elaboração do inventário de gases de efeito estufa (GEE) de acordo com o GHG Protocol e Norma ISO 14.064 - Parte 1. A apresentação anual do inventário de GEE é uma exigência de órgãos ambientais como CETESB e outros. Permite o planejamento de processos para garantia da eficiência econômica, energética e operacional.

  • Elaboração de Inventário de Fontes Emissoras de Poluentes
  • Elaboração de Inventário de Gases de Efeito Estufa
  • Análise de Significância de fontes de emissões
Contrate

Serviços de Excelência conduzidos por quem entende do assunto!

Nossos serviços são coordenados pelo Doutor José Claudino Souza Almeida. Com Doutorado em Engenharia Ambiental pela UERJ e Mestre em Química Atmosférica pela UFRJ, o Dr. Claudino atuou por 21 anos no Centro de Pesquisas da Petrobras - CENPES em diversos projetos referentes à qualidade do ar e emissões atmosféricas. Confira a sua experiência:

new_icons

Licenciamentos 

Vasta experiência em licenciamento ambiental (LP, LI e LO) Offshore e Onshore, incluindo Refinarias, Terminais de Abastecimento e Usinas Termoelétricas.

Trabalho de campo

Consultor e operador de sistemas para controle e medição de emissões atmosférica e de qualidade do ar em áreas industriais e centros urbanos.

new_icons

Assessoria

Prospector e avaliador dos impactos ambientais (Qualidade do Ar) relacionados com a operação de fontes industriais e veiculares – Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA).


Contratação simplificada

Envie sua demanda

Entre em contato pelo Whatsapp ou mensagem aqui no site e logo responderemos.

Receba a proposta

Seu caso será estudado cuidadosamente pela nossa equipe e enviaremos uma proposta.

Contrate o melhor!

Fechando a proposta, entregaremos o serviço no prazo. Faturamos para 30 dias após a conclusão.

Fique tranquilo...

Caso surjam dúvidas após a conclusão, conte com nosso pós venda e não tenha surpresas.

Peça já sua cotação

Entre em contato

Agora que você já nos conhece, seja rápido. Para garantir a exclusividade e o alto padrão em nosso atendimento, trabalhamos com uma quantidade reduzida de clientes. Informe já a sua necessidade e garanta o atendimento imediato, exclusivo e com a qualidade que você merece! 

Perguntas Frequentes


Dúvida? Estamos aqui para ajudar! 

  • Quais os dados eu devo disponibilizar para processar um Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA)?

    As características físicas de cada fonte de emissão (localização em UTM, taxa de emissão do composto de interesse (g/s), altura da fonte, diâmetro da fonte, temperatura e velocidade de lançamento dos gases), dados do relevo e dados meteorológicos da região.

  • Como eu calculo a taxa de emissão dos compostos para utilização no EDA?

    Através de medições experimentais realizadas diretamente na fonte de emissão ou com a aplicação de protocolo de cálculo específico, AP-42 da USEPA.

  • Quais compostos são levados em consideração em um Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA)?

    Os emitidos pela queima do combustível utilizado no processo industrial. Geralmente: NOx, SOx e material particulado.

  • Como devo proceder em relação aos dados de relevo e meteorológicos?

    Esses dados característicos da região em estudo serão disponibilizados pelo modelador e casos específicos discutidos entre as partes.

  • Todos os Programa de Monitoramento de Emissões Atmosféricas e Qualidade do Ar são iguais?

    Não. Cada estudo é específico e leva em consideração as características do empreendimento em  questão e/ou dos requisitos propostos pelos órgãos ambientais competentes.

  • Quais compostos preciso amostrar para atender a uma condicionante (qualidade do ar ou emissões atmosféricas) de licença ambiental?

    No mínimo os compostos regulados pela resolução Conama 419/2018. As especificidades, como por exemplo, o monitoramento de compostos não legislados, devem ser tratadas junto aos órgãos ambientais competentes.

  • Que tipo equipamento eu devo utilizar para fazer as campanhas de amostragens especificadas nas condicionantes ambientais?

    Para identificar e quantificar os compostos legislados usamos equipamentos específicos, automáticos e que processam de forma instantânea as medições em campo. Todos os equipamentos devem ser certificados e aprovados pelos órgãos ambientais competentes. Para casos específicos e, caso haja a necessidade de amostragem para posterior análise em laboratório, todos os procedimentos também devem seguir as normas preconizadas.

  • Quais os critérios para determinar o local de instalação de uma estação automática de Qualidade do Ar?

    Os critérios para definir a localização de uma estação de Qualidade do Ar levam em consideração, principalmente, o indicado no Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA) e também, questões técnicas, de infraestrutura e segurança.